top of page

A III Feira Cultural do Centro Educacional José Matheus Alencar Silva - CEJMAS - traz uma abordagem sobre a gestão das habilidades socio-emocionais de autoconhecimento e autocontrole. Quando dizemos que alguém tem inteligência emocional, estamos nos referindo a sua capacidade de observar, avaliar, controlar e expressar seus próprios sentimentos. Essa competência assegura a construção de relacionamentos mais positivos e saudáveis, visto que os sujeitos que gerenciam as suas emoções tendem a ser mais empáticos.

​

Baseado no tema: "Gerenciando as emoções em tempos de pandemia", o Centro Educacional José Matheus Alencar Silva em parceria com a Metodologia OPEE (Emprendedorismo e Projeto de Vida) realizou um trabalho  direcionado a gestão das emoções dos nossos alunos.

​

Compreendemos a necessidade de cuidar dos sentimentos e emoções do nosso corpo discente, tendo em vista que atravessamos um momento de muitas mudanças e incertezas que afetam significativamente a saúde emocional de todas as pessoas.

​

Ampliar o conhecimento do indivíduo  sobre si mesmo é a base para poder elevar-se a condição de protagonista. A percepção e o reconhecimento de si e dos outros no que se refere a pensamentos, sentimentos e atitudes; a identificação das nossas ações nas outras pessoas é condição essencial para o estabelecimento da empatia e da consideração.

​

Ser inteligente emocionalmente significa saber o que acontece dentro de si e aprender que pode fazer boas escolhas sobre como  se manifestar no mundo e torna-se mais apto a conviver e relacionar-se com os mais diversos tipos de pessoas, ambientes e situações.

​

Sendo assim, convidamos toda a comunidade escolar a conhecer o trabalho realizado por esta instituição de ensino e esperamos que as nossas ações venham contribuir significativamente para um melhor gerenciamento das emoções, assim como a adoção de atituides positivas e construção da saúde emocional.

A seguir vídeo do Psicoterapeuta, educador e autor da metodologia OPEE Leo Fraiman

Sejam bem vindos e apreciem o trabalho dos nossos alunos!

SENTIMENTOS E EMOÇÕES

A educação infantil (maternal, pré I e II) preocupou-se em trabalhar o tema de forma lúdica, prazerosa e dinâmica.

IDENTIDADE

O 1º e o 2º ano do ensino fundamental desenvolveu um trabalho focado na construção de uma identidade baseada nos valores para a formação humana.

OS SENTIMENTOS DE CADA UM

O 3º ano do ensino fundamental desenvolveu atividades buscando controlar e ressignificar os sentimentos e  desenvolver relacionamentos sádios.

CONVIVÊNCIA

O 4º ano do ensino fundamental trabalhou a importância da convivência estabelecendo uma cultura de respeito por meio de relações mais empáticas e saudáveis, enfatizando a amizade e a generosidade

AUTOCONHECIMENTO

Foi o tema abordado no 5º ano do ensino fundamental permintindo os alunos compreenderem suas ações e refletierem sobre como se sentem e como veem o outro.  

CAMINHOS E ESCOLHAS

O 6º ano do ensino fundamental trouxe uma reflexão sobre a importância das nossas escolhas, tendo em vista que elas podem ter consequências positivas ou negativas.

RESILIÊNCIA E EMPATIA

O 7º ano do ensino fundamental trouxe uma abordagem sobre a resiliência e empatia, reconhecendo-as como ferramentas de superação diante das situações diversas.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A turma do 8º ano do ensino fundamental tratará o tema como um processo constante e necessário para a compreensão das emoções.

AUTOESTIMA

O 9º ano do ensino fundamental teve como objetivo dialogar sobre a autoestima dos nossos alunos como valor fundamental para si mesmo e para o bem-estar mental e físico.

bottom of page